sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Intervenção Urbana - O Bueiro

Chegou o dia de colocarmos em prática o que aprendemos durante o quadrimestre.
Nossa intervenção foi realizada na Av. Cinquentenário, em Itabuna - Ba. A ideia é bem simples, mas de uma importância enorme para todos nós como cidadãos, conscientização sobre o lixo jogado nas ruas.
Em 2012, Itabuna chegou a ser notícia no Jornal Nacional por causa do lixo que era deixado nas  ruas da cidade. A situação hoje em dia não está muito diferente, ao caminharmos pela cidade, ainda encontramos muito lixo jogado pelas ruas, calçadas. Há todo tipo de lixo, móveis abandonados, garrafas de água, refrigerante, plásticos, vidros, entre outras coisas.





Como aprendemos em aula, uma intervenção urbana pode ter múltiplas intenções e efeitos... Surpreender, sensibilizar, humanizar, alertar, fazer rir, conscientizar...
Diante do trabalho final proposto como requisito de avaliação do CC, Campo das Artes: Saberes e Práticas e principalmente, diante da realidade da cidade de Itabuna exposta acima, resolvemos unir o útil ao agradável, para alertar as pessoas que algo precisa mudar, na verdade, que seus atos precisam mudar, e principalmente tentar conscientizá-las a transformar a cidade de Itabuna, numa cidade limpa. 
O lixo jogado nas ruas, além de  revelar a enorme falta de educação das pessoas, pode causar danos a saúde e ao meio ambiente. Quando chove, o lixo que fica muitas vezes retido nos cantos das vias, são carregados direto para os bueiros, o que causa entupimento dos mesmos e consequentemente, alagamento das ruas. Mas o problema não para por ai, a água muitas vezes não fica só nas ruas,ela invade casas, lojas, escolas, causando além de tudo, enormes prejuízos financeiros.

Para escolhermos o local, nós caminhamos por alguns dos trechos que mais apresenta problemas com alagamentos quando chove. Enquanto caminhávamos, vimos um bueiro que estava com a tampa de cimento quebrada e assim, podemos ver por dentro que ele estava cheio de lixo. O mais impressionante, era que logo acima dele, exatamente no mesmo ponto que fica o bueiro, tinha uma lixeira, mas mesmo assim, o bueiro estava cheio de lixo dentro, e ao seu redor.



Então, através desse gesto simples, espero que a gente tenha conseguido atingir algumas pessoas e mesmos as que não chegaram a ver nossa intervenção, mas que as que viram passem adiante e quem sabe esse gesto simples possa trazer  a algumas pessoas, mesmo que poucas, uma reflexão sobre o que elas fazem com o seu lixo e assim, ao invés de jogar o lixo na rua, elas tenham a paciência de esperar encontrar uma lixeira, ao invés de jogar pela janela do carro, elas pensem em deixar uma sacolinha no carro para tal objetivo. São atitudes tão simples e fáceis de colocar em prática, mas que infelizmente falta a muitos ainda. 






Depois
Antes
                                                                        











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intervenções dos Colegas

O RIO VIVE!  Intervenção Urbana - O Rio Vive  Equipe: Gabriel, Jucelly e Mateus. __________________________________________...