quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Marina Abramovic

Um dia desses no facebook, vi um vídeo muito interessante sobre uma performance da artista, Marina Abramovic e seu ex marido. 
Para explicar um pouco sobre o vídeo, vou deixar aqui a história de amor dos dois:

"Nos anos 70, Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com o também artista Ulay. Eles fizeram arte simbioticamente durante 12 anos nômades, entre 1976 e 1988. Passaram um ano inteiro com aborígenes no deserto australiano. Amsterdã era sua base, mas sua casa na estrada, na Europa, era uma van.
A união dois dois passou por muitos altos e baixos, como todo relacionamento intenso, até dia em que o fim chegou. Segundo fontes, Ulay percebeu que seu trabalho era a prioridade dela na vida e que por isso ela jamais iria querer ter filhos.  A separação foi devastadora para ela.
Foi então que eles encenaram a última performance juntos: decidiram percorrer a Grande Muralha da China; cada um começou a caminhar de uma lado, para se encontrarem no meio, dar um último grande abraço um no outro, e nunca mais se ver".

Pois bem,  Em 2010, Marina fez uma performance ao vivo no MoMA, em Nova Iorque, chamada ”The Artist Is Present”.
Durante 3 meses e por várias horas do dia, Abramovic sentava-se silenciosa em uma cadeira, de frente para uma segunda cadeira que ficava vazia. Um a um, os visitantes do museu sentavam à sua frente e olhavam para ela por um longo período de tempo. O máximo que conseguissem.
O vídeo que vi no facebook, retrada o reencontro do ex casal, que ocorreu quando o MoMa de Nova Iorque dedicou uma retrospectiva à sua obra. Nessa retrospectiva, Marina compartilhava um minuto de silêncio com cada estranho que sentasse a sua frente. 
Um dos visitantes, era seu ex. Vejam que legal o momento do reencontro dos dois:



Apesar de muitos acharem que tudo foi armado, registros mostram que com ou sem armação, a performance de Marina tocou a muitos dos que se sentaram à sua frente.

"Essa exposição acabou gerando até um Tumblr chamado Marina Abramovic Made Me Cry, um blog que registra as fotos de algumas dessas pessoas que enfraqueceram ao olhar para a artista por muito tempo seguido. Veja algumas delas:"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intervenções dos Colegas

O RIO VIVE!  Intervenção Urbana - O Rio Vive  Equipe: Gabriel, Jucelly e Mateus. __________________________________________...